Panetone, muitas lendas, muitos sabores

Você sabe qual a origem do Panetone? Não, não é invenção da marca mais famosa do Brasil e muito menos é uma invenção nossa. Aliás, pesquisar sobre a origem do Panetone pode te levar a cair numa rede de histórias e lendas, fazendo com que você viaje para uma época anterior à chegada dos portugueses ao Brasil. Pois é, isso mesmo! Panetone é tão antigo quanto a descoberta das Américas!!

Crédito: Pinterest

Lenda 1

O assistente de padeiro Toni, cansado de tanto trabalhar na véspera de Natal e com uma fornada de pães ainda para assar e uma torta para fazer especificamente para o seu patrão, confundiu as massas e colocou uvas passas da torta na massa do pão. Ao perceber a besteira que fez e para tentar salvar o trabalho, adicionou frutas cristalizadas, manteiga, ovos e nos ingredientes da torta. Assou e entregou ao patrão. O sucesso foi tanto que o patrão resolveu chamar essa mistura de “Pane di Toni”.  

Crédito: Pinterest

Lenda 2

Esta versão é muito parecida com a primeira descrita acima, no entanto, aqui um pouco mais romantizada, onde o padeiro Toni, é apaixonado pela filha do patrão e pra impressionar o chefe, inventa um pão doce. Sucesso entre os fregueses, o “Pane di Toni” passou a ser muito pedido na padaria de Milão.  

Crédito: Pinterest

Lenda 3

Esta outra versão é completamente diferente das citadas acima. Mas ainda assim, o local é o mesmo e isso, ninguém duvida. O Panetone é um produto inventado em Milão, na Itália. Na época da corte de Ludovico, o Mouro, os Natais eram celebrados com grandes banquetes. Em um Natal, entre os anos de 1494 e 1500, um dos empregados da cozinha, Antonio, preparou uma massa com sobras de ingredientes utilizados na produção do banquete daquele dia, para assar em casa. O que o Antonio não esperava é que uma das sobremesas do banquete queimasse e acabou oferecendo a sua massa para assar e servir como sobremesa para a corte. E muito menos, que Ludovico ficasse encantado com a sobremesa. Ludovico, então, perguntou quem a fez e qual o nome daquela maravilha. Antonio afirmou que ela não tinha nome, para em seguida, Ludovico chama-la e “Pane di Toni”.

Crédito: Unsplash

Não importa muito qual a lenda verdadeira, o que sabemos é que aqui no Brasil, com a chegada dos imigrantes italianos após a Segunda Guerra Mundial, o Panetone caiu nas graças dos brasileiros. Além de ser produzido em larga escala pela indústria e de sofrer várias modificações (recheio de doce de leite, chocolate e até fit!), o Panetone também entrou na onda da produção artesanal e virou uma fonte de renda para pequenos produtores e até grandes e renomados confeiteiros que adaptam a tradicional receita com o seu toque especial.

Panetone de Bacon 500g *
Caramelodrama
R$ 30,00
* Imagem meramente ilustrativa.
Panetone de Chocolate Gold 500g 
Caramelodrama
R$ 47,00

Leia mais:

Curta a Happy!
Siga a gente no Facebook
Siga nosso Pinterest
Siga nosso Instagram
Visite nossa página no LinkedIn
Close Menu